segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mensagem de Carlos Castro

Companheiros e Companheiras, Advogados e Advogadas da Caixa,

Juntos, encabeçando a CHAPA UNIÃO, FORÇA E AÇÃO, estamos empenhados na defesa de tudo aquilo que representa a Caixa Econômica Federal e seu trabalho social, que tem beneficiado a população mais carente deste país.

Sabemos da importância da Caixa no contexto social, econômico e político do Brasil.

A nossa luta é pela Caixa e o seu fortalecimento passa necessariamente pela valorização do seu quadro de advogados. Em nossas mãos, advogados da Caixa, a União deposita algumas das mais importantes defesas da Advocacia Pública. Por isso, venho reafirmar o meu compromisso com cada um dos advogados e advogadas da empresa da qual tenho orgulho de fazer parte.

Aqui ingressei, como auxiliar de escritório, em 1984, crescendo na carreira gerencial até ser aprovado em concurso para o quadro de advogados, em 1988. Como empregado desta empresa pública federal, fui convidado a ocupar alguns cargos que me deram a certeza do quanto nós, profissionais do Direito da Caixa, podemos ajudar e colaborar na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Cedido para o Município de Olinda, entre 1999 e 2000, fui titular da Secretaria de Políticas Sociais e Habitação, àquela época desenvolvendo grandes projetos junto com a Caixa, em especial com a criação inovadora do balcão de habitação. Ocupei o cargo de Diretor de Projetos Comunitários da EMHAPE, antiga COHAB/PE, de janeiro a março de 2001, na gratificante função de legalizar posses e reassentar favelas, com recursos do OGU, BID e BIRD. Fui então convidado a exercer o cargo de Diretor Geral do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, prestando também ao Conselho da Justiça Federal assessoria na área parlamentar no Congresso Nacional, onde trabalhei para permanência dos precatórios na nossa Empresa, além do direcionamento para Caixa das Requisições de Pequenos Valores - RPV, advindos dos então recém instalados Juizados Especiais Federais. Em 2003, passei a dirigir a Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, retornando à Caixa em 2004,

Concorri a uma vaga de Vereador no Município de Olinda, onde obtive uma das mais consagradoras e expressivas votações. Mais uma vez convidado pelo Governo do Estado, passei a presidir o Grupo Gestor de Administração da Merenda Escolar, conseguindo transferir para a Caixa os repasses dos recursos do FNDE, sempre agindo em defesa da nossa Instituição e da nossa empregabilidade.

Em todas estas atuações externas, nunca esqueci nossa condição de Advogado da Caixa, sempre colaborando com a nossa Associação e com a nossa luta.

Sou sócio-fundador da ADVOCEF, já tendo ocupado o antigo cargo de Diretor Regional Nordeste e organizador do Congresso Nacional da ADVOCEF em Recife.

Atualmente exerço a grata função de Diretor de Articulação e Relacionamento Institucional, além de também representar nossa categoria na mesa permanente de negociações coletivas.

A CHAPA UNIÃO, FORÇA E AÇÃO congrega valorosos companheiros de todas as regiões do país, numa união das chapas que concorreram nas últimas eleições, promovendo uma verdadeira integração dos nossos profissionais do Direito da Caixa, em defesa da nossa categoria.

Juntos nos encontramos por reconhecer os avanços colhidos pela atual diretoria da ADVOCEF. Hoje, a categoria dos advogados da CAIXA tem assento na Mesa Permanente de Negociação Coletiva, graças à gestão feita com a CONTEC. Tivemos a primeira e vitoriosa greve da categoria, com sensíveis avanços na remuneração de importante parcela de nossa categoria. Naquela época, graças à nossa atuação institucional, foi possível reabrir a negociação com a empregadora, quando isso já parecia impossível.

Em nossa gestão, pretendemos manter abertas todas as linhas de negociação, na incansável busca pela valorização da carreira do advogado da CAIXA. Sei que, para isso, teremos que fortalecer ainda mais a imagem institucional da ADVOCEF, não só perante a CAIXA, mas também ante a OAB, o Judiciário, o Legislativo e órgãos do Poder Executivo.

Daremos continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela Diretoria de Honorários e toda a sua equipe, a quem agradecemos o apoio permanente e concreto. Avançando na vibrante atuação do grupo, vamos melhorar a arrecadação, controle e repasse dos valores, forma concreta de valorizar o advogado da CAIXA, inclusive perante a empresa, demonstrando cada vez mais o impacto positivo da atuação da área jurídica para os resultados da empregadora.

O fortalecimento da Diretoria de Prerrogativas é imprescindível. Para tanto, serão estreitados ainda mais os canais de relacionamento em todos os Estados da federação com as Seccionais e junto ao Conselho Federal da OAB.

Vamos continuar mobilizando todos os advogados da nossa empresa, em busca da nossa sonhada isonomia com os advogados públicos deste País, fixando aqui dentro os grandes quadros na nossa Instituição. Para isso será de suma importância a nossa atuação para o fortalecimento da Associação Nacional dos Advogados das Empresas Públicas Federais - ANPEPF, na luta pela criação da Procuradoria das Empresas Públicas Federais, a ser vinculada à Advocacia Geral da União. Neste sentido, daremos continuidade ao trabalho pessoal em desenvolvimento, reforçando o contato com vários parlamentares, viabilizando a elaboração de emendas ao Projeto de Lei que reestruturará as carreiras da AGU, a ser enviado ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo.

Para concretizar estes e muitos outros projetos já iniciados pela atual gestão, precisamos do seu apoio e voto para, com todas essas experiências adquiridas, dirigirmos a nossa querida ADVOCEF nos próximos dois anos.

O nosso mais forte abraço e confiança, na certeza de que unidos somos bem mais fortes!

CARLOS CASTRO

Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário